Paróquia de Nossa Senhora da Conceição divulga programação da 108ª Festa do Morro

Mais uma vez a expectativa toma conta da vida dos fiéis de Nossa Senhora da Conceição. Isso porque a 108ª Festa do Morro vai acontecer entre os próximos dias 29 de novembro e 08 de dezembro.

A 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, este ano traz o tema “Maria, Conforto e Esperança do Povo de Deus”. Com um público esperado de 800 mil pessoas, a popularmente conhecida Festa do Morro espera superar o quantitativo de pessoas que sobem ao Morro para render graças a Nossa Senhora.

A homenagem do Santuário neste ano vai para o Real Hospital Português e para Severina Paiva, conhecida pela comunidade como Dona Sevi, figura sagrada das ladeiras do Morro. Após a Santa Missa o Padre Roberto França, pároco do Morro, e o Bispo Dom João Costa de Iguatu–CE entregarão placas aos homenageados pelos serviços prestados a sociedade e a Igreja. A homenagem especial da 108ª Festa do Morro será no domingo, dia 2 de dezembro, às 19h.

As comemorações se iniciam no dia 29 de novembro com a procissão da Bandeira, que sairá mais uma vez do Sítio Trindade, seguindo pelas ruas do bairro de Casa Amarela em direção ao Santuário. O novenário terá missas que acontecerão a cada duas horas, até as 14h do dia 8 de dezembro.  Neste ano as celebrações que acontecerão à noite serão todas presididas por bispos diocesanos diferentes, vindos de vários pontos de Pernambuco.

A partir das 14h30 do Dia de Nossa Senhora da Conceição, será a concentração para a grandiosa procissão de encerramento que neste ano sairá do Marco Zero, bairro do Recife. Às 15h a caminhada seguirá em direção ao Morro da Conceição, culminando com a Missa Solene da Imaculada Conceição presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.

Dando continuidade ao projeto do ano passado, a programação cultural terá a participação apenas de shows religiosos, o que confirma o real cunho da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

História - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento à Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: “Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça”. A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.