Equipe do acendedor de velas recebe orientação do Corpo de Bombeiros

Cada dia que passa, cresce a expectativa para o início da 109º Festa de Nossa Senhora da Conceição. Além da preocupação com o bom andamento do novenário, a Paróquia também  pensa na segurança de todos os fieis que vão prestar homenagem à santa.

Na manhã desta quarta (13), a equipe responsável pelos acendedores de vela, que ficam bem ao lado da imagem, recebeu orientação do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Entre os ensinamentos, um dos mais importantes foi com relação ao uso do extintor, que consegue evitar muitas tragédias até a chegada de uma brigada de incêndio.

O responsável pela orientação foi o Sargento Bombeiro Wellington, que ensinou o passo a passo para o uso seguro do equipamento. "A observação de três coisas é importante para a saúde do extintor: pino, lacre e pressão. A validade também é necessária para que, no momento em que solicitado, ele não falhe na hora crucial", pontua.

Após as explicações, a equipe foi para a prática. O Sargento Wellington orientou que para fazer uso do extintor, basta girar o pino com lacre, localizado na parte superior dele. "Provavelmente, o acidente na Boate Kiss, no fim do ano passado, no Rio Grande do Sul, teve a tragédia maior porque alguém não soube usar o extintor e acabou puxando o lacre, ao invés de apenas girar para iniciar o uso".

A equipe é formada por oito pessoas, que fazem o revezamento a cada quatro horas no período da festa. Entre essas pessoas está Deyvson Fernando, de 27 anos.  Ele trabalha nessa função há aproximadamente nove anos e relata uma dificuldade. "Muitas vezes, vamos apagar as chamas, mas algumas pessoas não deixam. Mas a gente sempre pede que elas entendam que é para a segurança delas mesmas. Com esse cuidado, é possível garantir a vinda delas ao Morro da Conceição todos os anos ".

O coordenador da equipe, Josiel Carias da Silva, de 43 anos, trabalha na festa há muitos anos e ele faz isso por dois motivos. "Uma das causas que me faz trabalhar na festa é o dinheiro extra no final do ano e eu tenho um motivo pessoal. Aos 11 anos eu não andava e minha mãe fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição. Ela trouxe uma perna de gesso, colocou aos pés da santa e pouco tempo depois eu sai da cadeira de rodas", relata Josiel.

Portanto, o compromisso com o bem-estar dos fieis também faz parte da preocupação da equipe executiva que é comandada pelo Padre José Roberto França. A orientação do Corpo de Bombeiros de Pernambuco reforçou mais ainda o cuidado com todos aqueles que rendem graças a Nossa Senhora da Conceição.