Procissão da Bandeira abre Festa da Conceição

Foto: Ana Paula Valença
A Procissão da Bandeira abre nesta sexta-feira 29, às 18h, a Festa do Morro da Conceição. O cortejo sairá do Sítio da Trindade em direção ao morro, na Zona Norte do Recife. Na chegada, haverá a celebração de uma missa solene presidida pelo bispo emérito de Nazaré da Mata, dom Jorge Tobias, com a participação do padre José Roberto França, da paróquia local. Às 20h30, será aberta a programação cultural da festa, com show da cantora Joanna. Até o dia 8, cerca de 1 milhão de devotos da santa visitarão o santuário para pagar promessas, agradecer e pedir graças.

A caminhada começa na Estrada do Arraial, segue pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain até o largo Dom Muniz. Depois, sobe o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus), terminando no pátio de eventos. “A procissão marca o início da festa, com a imagem de Nossa Senhora estampada no tecido da bandeira”, disse o padre José Roberto, da paróquia do morro.

Este ano, a festa tem como tema “Maria, modelo de fé”. “Maria é, dentre todos os santos, a que tem mais virtudes. Ela é um exemplo que todo cristão católico deveria seguir”, explicou o padre José Roberto. Nesta edição, são homenageadas a Rádio Olinda e a irmã Maria Apolônia de Carvalho.

Durante os dez dias de festa, serão celebradas cinco missas diárias (7h, 9h, 11h, 14h e 16h). No dia 8, as missas acontecerão às 0h, 2h, 4h, 6h, 8h e 10h. Ao todo, serão 56 celebrações. A festa termina com uma procissão que sairá do Forte do Brum e uma missa solene celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. De amanhã até o dia 8, padres de diversas paróquias estarão recebendo os fiéis para confissões.

Via Jornal do Commercio