A superação de um sertanejo de fé

Muitas vezes não dá para entender o caminho que Nossa Senhora da Conceição escolhe para cada pessoa. Ela escolheu um bem especial para o jovem Leandro Tiburtino Gomes, de 31 anos.

Quem vê a figura tranquila do seminarista não imagina que ele é uma mente inquieta e possui garra suficiente para dividir o comando da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição com o padre José Roberto França.

Leandro nasceu em Tavares, na Paraíba, é filho de agricultores e teve "uma infância animada em Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, porém difícil, como é para toda criança sertaneja", disse. "Meus pais sabiam ler e escrever o básico, mas nunca obrigaram os nove filhos a trabalhar. Eles nos obrigavam sempre a estudar. Hoje, minha família é meu porto seguro", fala orgulhoso.

Desde criança que Leandro tem uma vida atuante na igreja. Foi corinha, participou do coral infantil e foi missionário. Questionado se a família apoiou a ideia de seguir a vida religiosa, ele é categórico: "sempre fui referência como a pessoa de apoio da família. Eu tinha emprego e minha mãe achou ruim de início. Daí participei de grupos vocacionais e fui ao seminário, no Recife".

A Festa do Morro entrou em cheio na vida do seminarista há dois anos, quando ele e mais seis colegas de turma do seminário deveriam iniciar o trabalho pastoral aos fins de semana. "Na época tinham três paróquias à nossa disposição: Mangabeira, Ibura e Morro da Conceição. Como eu estava adiantado em algumas matérias, pude escolher para qual iria".

Após isso, Leandro considera que "aprendi muito aqui, principalmente na prática. Nunca imaginei que faria parte de uma festa grandiosa como essa. Quando alguém assume esse desafio, tudo muda em você. A festa deixa você capaz, dá horizontes. Se existia medo, limitação, isso deixa de existir. Você fica confiante para encarar qualquer desafio na vida".

Leandro traz em si a identidade legítima de um filho do Nordeste, que não desanima e não se rende diante de um obstáculo. Luta para superá-lo com a fé em Deus e apoiado na ternura da Mãe que sempre é um suporte na vida de qualquer ser humano, principalmente quando Ela é a Mãe de Jesus, a Virgem da Conceição.


*Colaboração: Anderson Magno | Foto: Ana Paula