Pastoral dos surdos marca inclusão social na Festa do Morro 2013

Quatro jovens, oriundos da paróquia do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife, fizeram a diferença para as pessoas com deficiência auditiva nas missas solenes da 109ª de Nossa Senhora da Conceição do Morro. A Pastoral dos Surdos existe há oito anos e já participou das festas e eventos católicos do Estado, dentre eles a Festa do Carmo, Enchei-vos e Sim a Vida.

Welton Soares dos Santos, 20 anos, faz parte da Pastoral desde o início e nos fala das motivações que o fazem participar desta equipe. “Observei que nas paróquias há vários surdos sem saber o que cada parte da missa quer dizer. É preciso evangelizar de todas as maneiras. Minha maior alegria é expressar Deus através das mãos e da expressão do meu corpo”.

Durante os dez dias da Festa da Nossa Senhora da Conceição do Morro, estes tradutores, dois por noite, tiveram a missão de expressar as palavras proferidas pelos celebrantes, como também as repostas da assembleia e dos cânticos.  Vanessa Bras, 22 anos, relata a alegria em participar deste grupo. “tenho muita satisfação em servir, utilizar esse meio de comunicação com eles, informar a palavra de Deus.”

Foto: Ana Paula Valença