110ª Festa do Morro da Conceição inova na homenagem dessa edição

Por causa dos 160 anos do Dogma de Maria, 160 mulheres serão homenageadas nesta edição da festa.

A 110ª edição da maior festa católica do Estado de Pernambuco, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, este ano tem muito que celebrar: são 160 anos da Proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria, 110 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição ao Morro e, ainda, a elevação da Paróquia do Morro a condição de Santuário Arquidiocesano. Este ano, a Festa do Morro terá como tema “Maria, Mãe Imaculada” e será celebrada com 56 missas durante 10 dias de festa, de 29 de novembro a 08 de dezembro.

As comemorações a Nossa Senhora da Conceição se iniciam no dia 29 de novembro com a procissão da Bandeira. A concentração está marcada para as 17h, no Sítio Trindade, de onde o andor sairá pontualmente às 18h. A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a santa missa campal, presidida pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França. Logo após, a cantora Elba Ramalho sobe ao palco e abre o ciclo de shows religiosos que vão acontecer até o dia 06 de dezembro, sempre às 20h30.

Em 2014, comemoram-se os 160 anos do dogma da Imaculada Conceição, que foi proclamado pelo então Papa Pio XI no ano de 1854 e confirmado nas aparições de Lourdes, na França. Esta doutrina deu origem ao Bairro do Morro da Conceição, quando no ano de 1904, entre as comemorações do cinquentenário do dogma, chega a capital pernambucana uma imagem da Imaculada Conceição de Maria, a mesma imagem que se encontra hoje no Morro da Conceição.

Pensando nisso, a Festa do Morro deste ano inova na homenagem, que sempre faz menção a uma instituição e uma personalidade de fé. Por causa dos 160 anos do dogma da Imaculada Conceição, nada mais justo do que prestar essa homenagem a 160 mulheres que receberam através do batismo nomes relacionados a esta preceito. Elas levam nomes como Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Conceição por graças alcançadas. A escolha delas está acontecendo através de inscrição no blog da Festa do Morro, no www.morrodaconceicao.com.br. A celebração solene com as homenageadas da Festa irá ocorrer no primeiro domingo do novenário, dia 30 de novembro, às 19h.

Ainda dentro da programação do novenário, em memória ao escritor Ariano Suassuna, falecido em julho desse ano, ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ao jornalista Carlos Percol, ao fotógrafo Alexandre Severo, ao cinegrafista Marcelo Lyra e às demais vítimas do acidente aéreo fatal ocorrido no mês de agosto, a paróquia do Morro da Conceição realizará uma missa, no dia 01 de dezembro, segunda-feira, às 19h. A celebração será proferida pelo Padre José Roberto França. “A missa em lembrança a toda essa perda é mais que merecida. Ariano deixou uma vasta e rica obra que enaltece a cultura popular nordestina, mostrando de uma forma bem particular os costumes e religiosidade da nossa gente. Eduardo Campos, enquanto governador trabalhou para o desenvolvimento do Estado e do povo pernambucano. Todo ano ele subia o Morro durante a festa de Nossa Senhora da Conceição. Este ano, a saudade vai preencher o vazio da ausência”, afirma Padre Roberto.

No dia 08 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, haverá a procissão de encerramento do novenário, com a concentração marcada para 14h30. O cortejo sairá do Forte do Brum, área central do Recife, às 15h. Com um percurso de aproximadamente 7 km, a caminhada seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. A missa solene de encerramento será campal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, que na ocasião irá elevar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição a categoria de Santuário.

O gesto concreto da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição permanece na construção da Igreja de São José, iniciada no ano passado. A obra está bem adiantada, mas ainda faltam muitas etapas para a finalização do projeto. A igreja, localizada no Alto José Bonifácio, no bairro de Casa Amarela, contará com Casa Paroquial e salas de atendimento social para a comunidade. A Paróquia do Morro da Conceição assumiu esse compromisso, mas a participação da comunidade é fundamental para o andamento deste projeto. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.


História - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça". A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Dando continuidade ao projeto dos últimos anos, a programação cultural terá a participação apenas de shows religiosos, o que confirma o real cunho da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Católica atuante, a cantora paraibana Elba Ramalho será a atração cultural de abertura da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro. A apresentação acontece no dia 29 de novembro, a partir das 20h30. Os shows sempre terão início logo após a missa das 19h, entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro, no palco montado na Praça da Conceição, em frente à paróquia.


ATRAÇÕES

29.11.14 – Sábado
Elba Ramalho

30.11.14 - Domingo
DJ Ronny Moura

01.12.14 – Segunda
Morro desce a Ladeira

02.12.14 - Terça
Pe. Braulio e Banda

03.12.14 – Quarta
Frei  Damião e Banda

04.12.14 – Quinta
Tribos de Jacó

05.12.14 – Sexta
Banda Luminus

06.12.14 – Sábado
Banda São Francisco

07.12.14 - Domingo
Canta PE