Contagem regressiva para a abertura da Festa do Morro 2014

Tem início no próximo sábado, dia 29, a abertura das festividades da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. A procissão de abertura terá concentração a partir das 17h, no Sítio Trindade, local de onde o andor sairá pontualmente às 18h.

A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a Santa Missa campal, presidida pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França.

Logo após, a cantora Elba Ramalho sobe ao palco e abre o ciclo de shows religiosos que vão acontecer até o dia 06 de dezembro, sempre às 20h30. Com o tema ‘“Maria, Mãe Imaculada”, a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, irá celebrar 56 missas ao longo dos dez dias de Festa, culminando no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria.

Este ano, comemoram-se os 160 anos do Dogma da Imaculada Conceição, que foi proclamado pelo então Papa Pio XI no ano de 1854 e confirmado nas aparições de Lourdes, na França. AS comemorações do cinquentenário desta doutrina deu origem ao Bairro do Morro da Conceição, no ano de 1904.  Para comemorar a data, a Paróquia do Morro da Conceição lançou 160 quadros exclusivos em alusão aos 160 anos do dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Devido às comemorações do dogma, a Festa do Morro deste ano irá homenagear 160 mulheres que foram batizadas com nomes de Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Conceição por graças alcançadas. A celebração solene com as homenageadas da Festa irá ocorrer no primeiro domingo do novenário, dia 30 de novembro, às 19h.

 
Em memória ao escritor Ariano Suassuna, falecido em julho desse ano, ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ao jornalista Carlos Percol, ao fotógrafo Alexandre Severo, ao cinegrafista Marcelo Lyra e às demais vítimas do acidente aéreo fatal ocorrido no último mês de agosto, a paróquia do Morro da Conceição realizará uma missa de homenagem especial, no dia 01 de dezembro, segunda-feira, às 19h.

O gesto concreto da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição permanece a construção, iniciada no ano passado, da Igreja de São José Operário, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. A obra está bem adiantada, mas ainda faltam muitas etapas para a finalização do projeto. A Paróquia do Morro da Conceição assumiu esse compromisso, mas a participação da comunidade é fundamental para o andamento deste projeto. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.


NOTA:

História - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir das comemorações do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça". A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

Sobre o quadro - Medindo 44 cm x 56 cm, cada peça traz a réplica do busto da imagem de Nossa Senhora da Conceição confeccionado em resina e com os olhos de vidro, com molduras em madeira trabalhada.   A obra de arte é assinada pelo artista mineiro Luís Leal.

Complexo Comunitário São José Operário - Localizado no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife, a Paróquia do Morro da Conceição está construindo a Igreja de São José Operário. O Complexo Social contará com uma casa paroquial e salas de atendimento social para a comunidade. A obra da construção da Igreja de São José Operário segue a todo vapor e precisa da sua ajuda para a conclusão. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.