Devoção a Santa que repassa gerações

A devoção popular, como o nome já diz pertence ao coletivo, faz parte da história de um povo, de uma cultura. A veneração por Nossa Senhora é presença marcante na vida de muitos devotos da Santa. Para muitos venerar a imagem de Nossa Senhora da Conceição que está há 110 anos no Alto do Morro de mesmo nome ocorre anualmente ao longo dos dias do novenário em honra a mãe de Jesus.


Para outros, basta abrir a porta de casa, uma fresta da janela para receber da Santa a benção de cada dia. Essa benção se faz presente há 40 anos na vida de Maria de Lourdes Oliveira da Lima, que desde o nascimento é moradora do bairro. A presença de Nossa Senhora da Conceição na rotina de 'Lourdinha', como é conhecida, dos dois filhos, além dos sobrinhos que moram com ela, é viva e ativa, vale-se até dizer que a Santa é a sexta pessoa do núcleo familiar desta família sortuda.

Ela herdou da mãe, que faleceu há um ano, o amor e o cuidado as coisas da Santa. Desde dos 14 anos ela comercializa os produtos religiosos em várias festas religiosas no Estado. “Sempre trabalhei vendendo santas, fitas e velas nas Festa do Carmo, Nossa Senhora dos Prazeres e no Morro.”

Com a chegada da Festa do Morro tudo se transforma. Hoje ela tem uma barraca de produtos religiosos dentro das dependências da igreja, e mesmo morando a menos de 300 metros do local , faz questão de passar os dias e noites ao longo do novenário dentro do Santuário.”durante o dia vendo minhas santinhas e a noite durmo aqui com meu filho mais novo. Essa é a oportunidade que tenho de passar meus dias inteiros com minha mãezinha do céu", finaliza.

*Foto: Ana Paula Valença