Ele enxergou a fé com a alma

"Aprendi a fotografar com minha avó, mãe Ná, que faleceu aos 106 anos e era cega". Essa declaração inusitada é do autor da exposição fotográfica que está dando o que falar no Morro da Conceição, Beto Figueiroa.


Morro de Fé é o nome da mostra, que expõe fotos em tamanho gigante nas paredes das casas localizadas ao longo das ladeiras do personagem central, o próprio Morro da Conceição, com imagens selecionadas de um grande acervo que também fará parte de um livro e será lançado no começo do próximo ano.

Desde criança Beto Figueiroa frequenta a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Durante o período do evento religioso, ele se hospedava na casa do padrinho, que fica próxima à Praça do Trabalho, local que é separado do Morro apenas pela Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar.

Além disso, todo dia 08 o repórter fotográfico subia as ladeiras com a mãe e se deparava com a riqueza de imagens que demonstravam a fé das pessoas. Daí veio a vontade de fotografar e expor o produto final de um trabalho que começou a ser pensado em 2008 nesse lugar.

Beto Figueiroa precisou se preparar para esse tipo de intervenção ao ar livre. "Essa exposição é passageira e por isso pesquisei e trabalhei o desapego. Como é ao ar livre, está sujeita a chuva, vento, poeira, desgaste natural, alguém pode querer rasgar. Eu não queria uma exposição em galeria. Minha ideia era retribuir toda essa riqueza que o Morro da Conceição me proporcionou. A devolução é para o Morro", finalizou.

Quem subir o Morro da Conceição, até o próximo dia 06 de janeiro, poderá contemplar a fé estampada nos muros e estampá-la ainda mais na alma. Os fieis certamente estão muito gratos a mãe Ná também.

*Foto:  Ana Paula Valença