Missa em ação de graças às homenageadas da festa 2014

Segunda noite do novenário da Festa do Morro 2014 foi dedicada às homenageadas deste ano. Em virtude das comemorações do Dogma da Imaculada Conceição de Maria, que este ano completa 160 anos, a Igreja do Morro da Conceição reuniu na noite deste domingo, 160 mulheres que possuem como nome de batismo Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição.


Após celebração eucarística, que foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e recife, padre Paulo Sérgio Nunes, as ‘Conceições’ receberam um terço comemorativo das mãos do pároco da Igreja do Morro, padre José Roberto França, em alusão a festa deste ano. Logo em seguida, o grupo de flautas Santa Cecília tocou músicas religiosas e populares, dentre elas a música Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos.

Padre José Roberto França, pároco da Igreja do Morro, exaltou o momento da homenagem com forte emoção e alegra. “Este momento é de profunda intimidade: Intimidade com Nossa Senhora da Conceição, a mãe de Jesus. Intimidade de vocês com a Santa. Graças sejam dadas a Deus por todas vocês, Conceições.”

Maria da Conceição Barbosa Valença, de 66 anos, foi uma das mais emocionadas durante a homenagem e nos fala que o momento trouxe para ela lembranças da infância: “ainda estou sentindo uma forte emoção. Foi uma experiência única. Todo momento eu me lembrava da minha avó, que era muito católica. Ela me ensinou a rezar, a cantar as músicas da igreja”.

A empresária Márcia Conceição dos Santos Grassi relata que não acreditava que seria escolhida, pois não se chama tradicionalmente Maria da Conceição. “Quando fui à secretária da Igreja, peguei um cartão que falava sobre as inscrições no site. Vi que estavam sendo escolhidas mulheres que se chamam Conceição e fiz a minha inscrição. Fiquei muito feliz quando me ligaram e disseram que eu era uma das escolhidas. Estou muito feliz, sem explicação. ’


Na programação cultural, DJ Ronny Moura finalizou a noite com show religioso ao som de música eletrônica.

*Fotos: Ana Paula Valença