CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ABERTURA DA FESTA DO MORRO 2016

Começa amanhã, terça-feira (29), as festividades da 112ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. A Procissão de Abertura terá concentração a partir das 17h, no Sítio da Trindade, local de onde o andor sairá pontualmente às 18h. 

A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde dará início ao Novenário da Festa do Morro 2016.

A celebração será presidia pelo Reitor do Santuário, padre Ulysses, e pelo Pároco do Morro da Conceição, Padre Renato Azevedo.  Logo após, a cantora Fafá de Belém sobe ao palco e abre o ciclo de shows religiosos que irão ocorrer ao longo da Festa, sempre após a celebração do Novenário, às 20h30

Com o tema Nossa Senhora da Conceição do Morro, Santuário do Povo”, a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, irá celebrar 47 missas durante os dez dias de festa, culminando no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

Com uma equipe de 596 voluntários, a Festa deste ano está na expectativa de superar a marca de um milhão e 300 mil pessoas que passaram no Morro da Conceição na edição da Festa de 2015, segundo dados da Polícia Militar de Pernambuco. 

Este ano, a Festa do Morro será celebrada pela primeira vez sob o título de Santuário Arquidiocesano, instituído sob decreto na Missa Solene de Encerramento da Festa, no dia 08 de dezembro de 2015. Outra novidade é que o Santuário Nossa Senhora da Conceição está sob o comando da Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas.

Pensando na comodidade e no grande fluxo de pessoas que vão aos pés da Santa nos dias da Festa, será montado um esquema de corredores que darão acesso a imagem, bem como aos velários, com sinalização e direcionamento.






Assim como nos anos anteriores, o gesto concreto da 112ª Festa de Nossa Senhora da Conceição permanece com a finalização das obras da Igreja de São José Operário, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.

SERVIÇOS

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá realizar bloqueios nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do Morro, das 17h desta terça-feira até a 1h da quarta-feira (30), além de bloqueios itinerantes, com 08 batedores ao longo do cortejo e uma viatura.

A Polícia Militar irá dispor 130 policiais ao longo do dia. Para a Abertura da Festa do Morro 2016. A partir das 17h desta terça-feira até a zero hora da próxima quarta-feira (30), 30 profissionais irão fazer escolta ao longo da procissão, e que irão se juntar aos outros 60 profissionais que já estarão em torno da Igreja do Morro, com apoio da Companhia de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas - ROCAM, Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha da PMPE, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) e Batalhão de Polícia de Choque da PMPE.