PADRE MAILSON: O REDENTORISTA DA MÚSICA

Fotos: Ana Valença

Tranquilo, paraibano, um dos quatro Missionários Redentoristas que está a frente do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padre Mailson Régis Queirós saiu do município do Congo para prestar missão pelo mundo.

Quis Nossa Senhora da Conceição que o primeiro compromisso como religioso fosse no morro que recebe o nome Dela, na Zona Norte do Recife.

"O Morro da Conceição é a minha primeira experiência como padre, mas como seminarista já fui para muitos lugares, porque nós fazemos nossa formação em vários locais. Fui o primeiro do grupo a chegar aqui, em 06 de dezembro de 2015. Fiquei sabendo desde outubro que viria morar no Morro. Participei da procissão e da missa durante a festa do ano passado, inclusive".


Mas o começo não foi tão fácil. "Eu cheguei a passar por terapia, porque achei que era muito pra mim. Uma coisa é ir para onde você já conhece. Nós somos o primeiro grupo Redentorista do Morro da Conceição. Pensei: tanta gente capacitada, por que eu? Quase não tenho experiência. Mas se foi encaminhada essa missão para mim é porque sou capaz", confessa o jovem padre.

Filho mais velho de três irmãos dos cabeleireiros Reginaldo Farias de Queirós e Marlene de Farias Queirós, foi incentivado desde cedo pela mãe a participar da Orquestra Filarmônica Santa Ana, no Congo, daí então começou a proximidade com a música. 


"Minha mãe não queria que eu fosse Redentorista, porque ela não queria ficar longe de mim, mas sempre apoiou. Meu pai já não se envolveu muito. Para mim não foi difícil me afastar da família, porque sempre fui muito bem cuidado no Seminário de Garanhuns. Apesar da pouca idade, eles ficaram admirados com minha tranquilidade. Sempre tive muita clareza na minha vocação".

Graças a proximidade dele com a música, foi designado pelo reitor do santuário, Padre Ulysses, para acompanhar todos os ministérios de música. "Para mim, música é vida! Fiz minha monografia voltada para evolução da música na liturgia". 


Quanto a linda missão que é ser Redentorista e a chegada no Morro da Conceição, Padre Mailson diz: "Eles chegam onde ninguém quer ir. Os Redentoristas me encantaram porque trabalham unidos. O  jeito de falar, o respeito pelas pessoas. Aqui no Morro começamos do zero. Não conhecia as pessoas, meu ponto de apoio eram as Irmãs do Divino Amor e elas ajudaram muito nesse começo", conclui o Redentorista da música.