VIA SACRA, MOMENTOS DE DOR E AMOR DE JESUS CRISTO

Os primeiros raios de sol desta sexta-feira Santa iluminaram os passos daqueles que se concentraram em frente à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto José do Pinho, e que seguiram em direção ao Santuário do Morro da Conceição, ambos no Recife.   


Luz que se fez presente também nos corações daqueles que se permitiram reviver os passos de Jesus Cristo, em sua paixão, morte e ressurreição.


 “A Via Sacra sempre foi realizada aqui no Morro. Inicialmente, acontecia dentro da Igreja e com a chegada do padre Sérgio, em 1997, ela foi para as ruas vizinhas ao Santuário”. Este relato é de Dona Sevi Ferreira, uma das mulheres que caminha junto com a história da Igreja local e também das lideranças comunitárias do Bairro. “As procissões sempre saíram das capelas do Santuário. Momentos que nos tocam com a reflexão da trajetória do Senhor”, lembra a devota.

Em contraponto a quem sempre se fez presente nas vias dolorosas de Cristo meditada no Morro da Conceição, encontramos a Jovem Joana Gabrielly, e o ator Murilo Carias, moradores do bairro e que pela primeira vez participaram da celebração religiosa.

Para a estudante, a peregrinação ao calvário marcou o início das celebrações que compõem o Tríduo Pascal. “Gostei muito e valeu a pena acordar bem cedo e participar da procissão. Assim me preparo melhor para o dia da Paixão do Senhor”, concluiu.

Já para o devoto de Nossa Senhora da Conceição, foi um instante para rememorar o cuidado de Deus pela humanidade. “Este momento me fez pensar no amor que Cristo tem por nós durante o ano todo, e com certeza, ano que vem estarei presente mais uma vez, se Deus quiser”, Finalizou.

Padre Ulysses da Silva, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro, nos explica que tanto a Via Sacra, bem como a procissão relatam os últimos momentos de Jesus Cristo, e que esta é uma excelente oportunidade para a manifestação da devoção popular.  “Momentos assim escapam da liturgia e entram na piedade popular, mexendo com o emocional, o existencial, com o simbolismo”.

 O missionário enfatiza ainda que “é preciso ter a certeza que Jesus está conosco. Precisamos  caminhar junto com o Senhor para que, assim como Ele, possamos ressuscitar na décima quinta estação, e não pararmos na estação anterior , que é a morte.  Cristo Ressuscitou e doou a própria vida por amor e resgate de todos nós”. Enfatiza o religioso em torno da Cruz de madeira que abriu os caminhos para o povo de Deus passar com cantos, meditações e rezas.  Relembrando momentos dolorosos vividos pelo Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores.


Dando seqüência aos eventos do dia, logo mais às 15h, acontece a Celebração da paixão e Procissão do Senhor Morto. Às 19h, será a vez da  apresentação do musical ‘Auto da Via Dolorosa’, do Coletivo Ditirambos, que retrata a história da Paixão de Cristo.

Fotos: Fernando Ribeiro

Serviços:
Dia 14 - Sexta-feira Santa
15h - Celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto
19h - Apresentação do musical ‘Auto da Via Dolorosa’, do Coletivo Ditirambos, que retrata a história da Paixão de Cristo.
Dia 15 - Sábado Santo ou de Aleluia
07h - Ofício da Imaculada Conceição
20h - Vigília Pascal
Dia 16 - Domingo da Ressurreição ou de Páscoa
07h, 09h e 18h – Santa Missa