Fé e doação marcam Missa dos Voluntários da festa de Nossa Senhora da Conceição

Foi celebrada na noite do último domingo (24), a missa especial em homenagem aos cerca de 500 voluntários que vão trabalhar na 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. A solenidade foi celebrada pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padre José Roberto.

Na ocasião, Padre Roberto aproveitou para ressaltar que o trabalho dos voluntários é fundamental para a realização do evento. “É importante à participação de cada um de vocês com muita alegria, acolhendo a todos que chegam ao Morro da Conceição para participar da festa da Santa”.        

Valmir Ferreira, 49 anos, conhecido no Morro da Conceição como ‘Tonho da Cozinha’ é garçom e trabalha em um Buffet da cidade. Durante os dez dias de Festa ele se divide entre os trabalhos nas barraquinhas de lanches e de apoio aos pés da imagem da Santa. “Trabalhar pra Nossa Senhora é uma benção. O Buffet está bem melhor e a cada dia é benção sobre benção”. Ele relata que trabalha durante todo o novenário, nos dias da semana o trabalho começa a partir das 18h, e nos dias sete e oito de dezembro, ele vira a noite na divisão das duas atividades de doação e de amor a Mãe de Jesus há mais de 20 anos.

Outra voluntária que está no evento desde 2008 fala da emoção de participar da Festa. Ozélia Maria da Penha, 54 anos, dona de casa, é popularmente chamada como ‘Liu’ expressa com muita alegria e emoção o prazer de participar da Festa como voluntária: “Trabalhar na Festa é trabalhar com muito amor. É muito bom. Se soubesse que era assim voltaria no tempo e começaria bem antes, há muito tempo atrás.” Ela também faz parte do apoio aos pés da imagem da Santa e recebe as doações de flores, mortalhas, cestas básicas, entre outras promessas que são entregues em sinal de pedido e agradecimento.

Outro voluntário é o auxiliar administrativo José Carlos Lopes, 40 anos, ele é coordenador de ornamentação da igreja e há 10 anos prepara o andor de abertura e de encerramento do evento. “Este é um dom que Deus me deu. Faço primeiramente por Ele e segundo por Nossa Senhora”, declara. José Carlos relata como é realizada a confecção do andor: “É um trabalho em equipe composto por marceneiro e ferreiro. Eles montam o desenho feito por mim e finalizado pelo Silvio, outro voluntário, que também me ajuda na decoração com as flores”. Ele também é responsável pelos andores das procissões que acontecem todo dia oito de cada mês nas ruas entorno da Igreja.

Durante a celebração da Santa Missa, Padre José Roberto instituiu os novos sete Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que vinham em preparação desde junho desde ano para este missão e que irão atender a paróquia do Morro da Conceição na distribuição da eucaristia.

A 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro e este ano trará como tema ‘Maria, Modelo de Fé’. O novenário tem início na próxima sexta-feira, às 18h, com a procissão da Bandeira saindo do Sítio da Trindade, na Estrada do Arraial, Zona Norte do Recife em direção ao Morro da Conceição, na mesma cidade. Logo em seguida às 19h, celebração eucarística presidida pelo bispo emérito da Diocese de Nazaré da Mata, dom Jorge Tobias. E abrindo a programação cultural da Festa do Morro 2013, como é popularmente conhecida, a cantora Joanna com repertório de músicas católicas, em homenagem a Nossa Senhora.

*Fotos: Ana Paula Valença