HOJE É DIA DE RENDER GRAÇAS A MARIA, MÃE DE JESUS

A movimentação no Morro da Conceição, na madrugada desta quinta-feira, 08 de dezembro, traz uma prévia do que será o auge da Festa neste dia dedicado a Imaculada Conceição de Maria.



As missas acontecerão na Praça da Conceição, no palco montado para atender a demanda de fiéis que vão assistir as celebrações a 0h, 2h, 4h, que é conhecida como Missa da Aurora, 6h, 8h e 10h, que será a penúltima missa das 47 celebradas ao longo dos dias das festividades da 112ª Festa de Nossa Senhora da Conceição.

A partir das 12h, grupos católicos irão realizar louvor e adoração aguardando a chegada da procissão de encerramento da Festa do Morro 2016.

A concentração da procissão está marcada a partir das 14h e terá ponto de partida do Forte do Brum, ao lado da Prefeitura do Recife.  A saída será às 15h.

A recomendação é que o fiel use roupa confortável, e leve uma garrafa de água para a caminhada de aproximadamente 7 km, que seguirá pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar até o Morro da Conceição.

A missa solene será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h, e concelebrada pelo Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Ulysses e pelo pároco Renato Azevedo.

A expectativa é de que cerca de 350 mil pessoas participem do último dia da Festa deste ano. Para a procissão, são esperados mais de 100 mil fieis que virão em romaria aos pés da Virgem da Conceição.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) contará com o apoio de 60 agentes, com uma viatura e batedores que virão à frente do cortejo. Os bloqueios serão realizados ao longo da Avenida e serão liberados logo após a passagem da Procissão.

A Polícia Militar irá dispor 90 policiais e contará com o apoio do 16º Batalhão que dará suporte ao cortejo desde a concentração até a Praça do Torreão, logo após a descida do viaduto da Avenida Norte. A partir deste ponto, militares do 11º Batalhão assumem o comando do cortejo até o fim da caminhada.

A Guarda Municipal contará com um efetivo de 15 homens que virão próximo do andor.

Este ano, o andor que irá conduzir a imagem de Nossa Senhora da Conceição será decorado com flores brancas e conduzido por alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros.


A programação cultural irá encerrar os festejos da Festa deste ano, com as apresentações dos Padres João Carlos e Damião Silva e Banda, previstos para ocorrer após o término da Missa de Encerramento da 112ª Festa de Nossa Senhora da Conceição.

SERVIÇO:

Quinta-feira -(8)
0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h - Missas
12h às 16h - Louvor e adoração (Grupos Católicos)
14h - Procissão de encerramento (Forte do Brum - Morro da Conceição)
18h - Solene Celebração Eucarística de Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2016

 Celebrante: Dom Fernando Saburido OSB -  Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife      
20h - Padre João Carlos e Frei Damião Silva e Banda